Geoparque Açores

     

O arquipélago dos Açores apresenta uma rica e vasta geodiversidade e um importante património geológico, composto por diversos locais de interesse científico, pedagógico e turístico.

Dado o carácter arquipelágico da Região, o Geoparque Açores assenta numa rede de geossítios, dispersos pelas nove ilhas e zona marinha envolvente, i) que garante a representatividade da geodiversidade que caracteriza o território açoriano, ii) que traduz a sua história geológica e eruptiva, iii) com estratégias de conservação e promoção comuns e iv) baseada numa estrutura de gestão descentralizada e com apoio em todas as ilhas.

 

 

Caldeirão - Ilha do Corvo

Os geossítios identificados nos Açores representam elementos da sua geodiversidade com excepcional valor e com potencial para diversos tipos de uso.

Vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, grutas e algares vulcânicos, fajãs, escarpas de falha e depósitos fossilíferos marinhos, entre tantos outros, são elementos caracterizadores do património geológico da Região.

A par deste património, existem no arquipélago outros valores patrimoniais de referência, como é o caso de uma rica biodiversidade e património arquitectónico, cultural, etnográfico e imaterial de inegável valor.

Açores, Património vivo

Assim, percorrer os trilhos pedestres e miradouros, visitar as plantações de chá, observar cetáceos, mergulhar no oceano azul, observar pássaros, degustar o “cozido das Furnas”, a doçaria regional e os vinhos regionais e apreciar o artesanato, são algumas das sugestões para desfrutar no arquipélago.

Venha, pois, conhecer os vulcões dos Açores e desfrute de uma erupção…de Sabores, Aromas e Experiências!

 

Clique aqui
Página Principal | Contactos | Notícias | Sitemap
Governo dos Açores Turismo dos Açores Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA)  
Clique aqui