Introdução Geossítios dos Açores Geoturismo Actividades Educativas Parceiros Agenda de Eventos

Geoturismo - à descoberta dos Açores!

O geoturismo valoriza aspectos ambientais e culturais e assenta nos princípios do turismo sustentável, promovendo a geodiversidade e o património geológico do território.

O arquipélago dos Açores possui um inegável potencial geoturístico, devido às suas paisagens vulcânicas, que se tornaram o ex-libris da região. Numa perspectiva de promover um melhor aproveitamento dos serviços e infra-estruturas já existentes, a Associação Geoparque Açores pretende criar novos serviços e produtos interpretativos, implementando um geoturismo de qualidade na Região, em estreita ligação com outras vertentes do Turismo de Natureza.
Declaração de Arouca – Geoturismo

Assim, foi proposta uma estratégia geoturística dos Açores, com a implementação de diversas rotas:

Brochura interativa de geoturismo

Rota das Cavidades Vulcânicas

Para “descobrir o mundo subterrâneo das ilhas”, valorizando as cavidades vulcânicas e seus Centros de Interpretação e Visitação.

Gruta das Torres (Pico)
Gruta do Carvão (S. Miguel)
Furna do Enxofre (Graciosa
Algar do Carvão (Terceira)
Gruta do Natal (Terceira)
Furna d’Água (Terceira)

Rota dos Miradouros

Para “descobrir, de carro, as geopaisagens dos Açores”, valorizando os inúmeros miradouros e pontos de observação existentes em todas as ilhas do arquipélago.

Rota dos Trilhos Pedestres

Para “descobrir, a pé, os geossítios dos Açores”, potenciando a Rede Regional de Percursos Pedestres e outros trilhos, dinamizando a produção de roteiros/folhetos de apoio e levando a cabo, concomitantemente, acções de monitorização, em especial dos trilhos que incluem zonas sensíveis, como a Rede de Áreas Protegidas dos Açores.

www.trails-azores.com

Rota do Termalismo

Para “descobrir a força do vulcanismo dos Açores”, tirando partido das mais-valias em termos de saúde, lazer e bem-estar de águas e lamas termais.

Ferraria (S. Miguel)
Furnas (S. Miguel)
Caldeiras da Ribeira Grande (S. Miguel)
Caldeira Velha (S. Miguel)
Carapacho (Graciosa)
Varadouro (Faial)

Rota dos Centros de Ciência

Para melhor “conhecer e interpretar os fenómenos vulcânicos dos Açores”, valorizando diversos Centros de Interpretação e de divulgação de Ciência existentes na Região:

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (Faial)
Observatório do Mar (Faial)
Observatório do Ambiente (Terceira)
Museu Vulcanoespeleológico de "Os Montanheiros" (Terceira)
Casa da Montanha e Solar do Lajido (Pico)
Observatório Astronómico (S. Miguel)
ExpoLAB (S. Miguel)
Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (S. Miguel)
Observatório Microbiano dos Açores (S. Miguel)

 Têm-se desenvolvido diversas iniciativas e ofertas ao nível do Turismo de Natureza, Ecoturismo e Turismo de Aventura no arquipélago, que incluem o pedestrianismo, rotas motorizadas, actividades náuticas, observação de aves, escaladas e montanhismo, entre outras.

 

Fonte: LIMA, E.A., J.C. NUNES, M.P. COSTA e A. PORTEIRO, 2009. O geoturismo como instrumento de valorização do “Geoparque Açores”. In: C.N. CARVALHO, J. RODRIGUES & A. JACINTO (Ed.) – Geoturismo e Desenvolvimento Local. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova / Geoparque NaturTejo, Lda., p. 149-160.

Clique aqui
Página Principal | Contactos | Notícias | Sitemap
Governo dos Açores Turismo dos Açores Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA)  
Clique aqui