Introdução Clima Flora e Fauna História Artesanato Gastronomia Cultura Festividades

Artesanato

 

O artesanato dos Açores mantém a identidade com vínculo próximo à natureza e à cultura açoriana, sendo capaz de inovar esta tradição, construindo um discurso actual no artesanato.

  Artesanato dos Açores   Artesanato dos Açores

A marca "Artesanato dos Açores" abrange os "bordados dos Açores", as "rendas dos Açores", a "tecelagem dos Açores", o "miolo de figueira dos Açores", os "registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres", os "Bolos Lêvedos" e a "Escama de peixe".

     
Artesanato dos Açores - SIARAM Artesanato dos Açores - SIARAM Artesanato dos Açores - SIARAM
     
Artesanato dos Açores - SIARAM Quanto às "rendas dos Açores", salientam-se as Rendas Típicas do Pico e Faial. Artesanato dos Açores - SIARAM Os "bordados dos Açores" distinguem-se em vários tipos: o "Bordado de São Miguel", o "Bordado da Terceira" e "Bordado a Palha de Trigo" do Faial.
Artesanato dos Açores - SIARAM O "Miolo de Figueira", inclui peças tridimensionais com motivos florais ou figurativos da cultura açoriana. Artesanato dos Açores - SIARAM Os registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, exclusivos da ilha de São Miguel, são pequenos altares construídos sobre uma estampa do Senhor Santo Cristo e adornados com flores.
Artesanato dos Açores - SIARAM Os trabalhos em Escama de Peixe, constituem uma modalidade da arte conventual, e geralmente, caracterizam-se por motivos florais.    
       

O arquipélago dos Açores, com o seu rico passado histórico e as suas tradições tornaram-se referência nas artes e ofícios, sabendo guardar e desenvolver técnicas de trabalho artesanal, ainda intactas ao longo dos séculos. O artesanato dos Açores utiliza materiais elementares como a madeira, a escama de peixe, os ossos e dentes de baleia, o basalto, o miolo de figueira, o barro, e a folha de milho.

Fonte: Centro Regional de Artesanato

Clique aqui
Página Principal | Contactos | Notícias | Sitemap
Governo dos Açores Turismo dos Açores Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA)  
Clique aqui