Fauna e Flora

Os Açores são um arquipélago pertencente à região biogeográfica da Macaronésia, uma das mais ricas em biodiversidade da Europa.

É um dos arquipélagos mais isolados do mundo e suporta um número significativo de espécies endémicas exclusivas de cada ilha.

     
Fauna e Flora dos Açores - SIARAM Fauna e Flora dos Açores - SIARAM Fauna e Flora dos Açores - SIARAM
     

Situando-se em pleno Oceano Atlântico, no percurso migratório de muitas aves, as ilhas dos Açores ganham importância como porto seguro de descanso, nidificação e reprodução.

     
Fauna e Flora dos Açores - SIARAM Fauna e Flora dos Açores - SIARAM Fauna e Flora dos Açores - SIARAM
     

O mar dos Açores alberga diversas espécies de cetáceos, sendo os mais frequentes os cachalotes, baleias-de-bico e golfinhos. Estão registadas algumas espécies de tubarões, variando desde o pequeno Tubarão-anão até ao Tubarão-baleia.

Podem encontrar-se, também, o peixe-espada, o atum, o bonito, a enguia, moreia e o chicharro. Nas zonas costeiras, frequentemente existem polvos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, lapas e cracas. Em ribeiras e lagoas é normal encontrar-se algumas espécies de Trutas, Percas, Carpas e Lúcios.

Na avifauna açoriana destacam-se o milhafre (única ave de rapina presente no arquipélago), o pombo torcaz e da rocha, o priolo (ave terrestre endémica, cujo habitat se limita à Floresta Laurissilva do nordeste de São Miguel), o canário-da-terra e diversas aves marinhas como o cagarro (cuja maior parte da população mundial nidifica no arquipélago), o garajau rosado (cuja maior parte da população europeia nidifica nos Açores), o painho-das-tempestades-de-monteiro (ave marinha endémica presente nos Ilhéus da Praia e de Baixo, na ilha Graciosa) e gaivotas.

Quanto a animais terrestres, o coelho selvagem, doninha-anã, o furão e o ouriço-cacheiro são mamíferos comuns. É de salientar que o morcego-dos-açores é o único mamífero terrestre endémico do arquipélago.

O cão-de-fila de São Miguel é uma raça de cão de vigia, reconhecida nacional e internacionalmente. As vacas são características da paisagem quotidiana açoriana, provendo o sustento de muitas famílias.

     
Fauna e Flora dos Açores - SIARAM Fauna e Flora dos Açores - SIARAM Fauna e Flora dos Açores - SIARAM
     

 

A Floresta Laurissilva, relíquia do que resta de uma vegetação que remonta à Era Terciária que desapareceu em quase todo o continente europeu devido às glaciações, encontra-se em manchas isoladas em todas as ilhas, sendo as mais significativas no Planalto Central do Pico, na Serra de Santa Bárbara na Terceira e no nordeste de São Miguel.

Como principais espécies florestais endémicas incluem-se o louro, o queiró, a urze, o cedro e pau-branco. A vidália é uma flor endémica do arquipélago dos Açores.
A acrescentar um encanto especial às ilhas estão algumas flores, como as hortênsias, as camélias ou as azáleas, plantas introduzidas e usadas como divisões naturais de propriedades. A acácia e a criptoméria, árvores de maior porte, foram também introduzidas no arquipélago e ganharam importância comercial de relevo.

Um dos habitats singulares dos Açores encontra-se nas fontes hidrotermais de grande profundidade, que suportam comunidades únicas, com grande riqueza a nível de ecossistemas e raridade. Estes campos hidrotermais apresentam uma composição e densidade de espécies endémicas variáveis, que incluem bactérias quimio-autotróficas, mexilhões gigantes, poliquetas, camarões e a estas comunidades associam-se ainda alguns invertebrados e vertebrados como lapas, caranguejos e peixes de profundidade.
Clique aqui
Página Principal | Contactos | Notícias | Sitemap
Governo dos Açores Turismo dos Açores Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA)  
Clique aqui