Cultura

     

Em algumas paisagens açorianas coexistem aspectos geológicos e culturais com elevado valor patrimonial, entre os quais se incluem as paisagens vinícolas e vitivinícolas, campos agrícolas com rendilhado de muros de pedra seca, maroiços, …

A arquitectura típica do arquipélago também reflecte a geodiversidade açoriana, uma vez que vários edifícios antigos apresentam diferentes rochas ornamentais e estilos arquitectónicos, tais como fortificações militares, solares, mosteiros e igrejas. Para além destes, existem algumas ruínas de antigas construções que perpetuam fenómenos geológicos naturais, como erupções e sismos (Fontenário da Ribeira Seca, São Miguel – erupção de 1563; ruínas da igreja da Urzelina, São Jorge – erupção de 1808; ruínas do farol e casas dos Capelinhos – erupção de 1957/58; ruínas do farol da Ribeirinha – sismo de 1998, …).

Algumas destas paisagens culturais pertencem à lista do Património Mundial da Humanidade, da UNESCO:

- o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, classificado em 1983, por ter sido um porto de escala obrigatório aquando dos Descobrimentos Maritimos, entre os séculos XV e XIX. As suas imponentes fortificações de São Sebastião e de São João Baptista, construídas há cerca de 400 anos, são um exemplo único de arquitectura militar.

- e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004, por ser um exemplo notável que ilustra uma resposta única dos primeiros colonos no século XV que através da vinicultura transformaram uma paisagem rochosa e aparentemente improdutiva, num mosaico de pequenos talhões cintados de muros de pedra, testemunho do trabalho de gerações de pequenos agricultores que, num ambiente hostil, conseguiram criar um modo de vida e um vinho de grande qualidade.

Reconhecendo a importância do Património Arqueológico Subaquático, a baía de Angra do Heroísmo está classificada como Parque Arqueológico Subaquático. Esta iniciativa tem como intuito divulgar, sensibilizar e possibilitar a partilha desta herança com a comunidade local, seus visitantes e especialistas em arqueologia náutica e subaquática.

O arquipélago possui, também, um rico património imaterial, representado pelo seu Folclore e Etnografia, distintos nas diversas ilhas.

Existem diversos Museus Regionais e Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais dispersos pelas ilhas açorianas:

- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (São Miguel)
http://www.bparpd.azores.gov.pt/

- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo (Terceira)
http://www.bparah.azores.gov.pt/

- Biblioteca Pública e Arquivo Regional de João Joséda Graça (Faial)

- Museu Carlos Machado (São Miguel)
http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/

- Museu de Angra do Heroísmo (Terceira)
http://museu-angra.azores.gov.pt/

- Museu da Horta (Faial)
- Museu do Pico (Museu dos Baleeiros, Museu da Indústria Baleeira e Museu do Vinho)
- Museu Francisco de Lacerda (S. Jorge)
- Museu da Graciosa
- Museu de Santa Maria
- Museu das Flores
http://museus.azores.gov.pt/

Fonte: http://www.unesco.pt/pdfs/docs/patm_pt.doc, http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-drcultura/,
http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/pasa/sitios_arqueologicos/default.aspx, LIMA, E.A., J.C. NUNES, M.P. COSTA e A. PORTEIRO, 2009. O geoturismo como instrumento de valorização do “Geoparque Açores”. In: C.N. CARVALHO, J. RODRIGUES & A. JACINTO (Ed.) – Geoturismo e Desenvolvimento Local. Câmara Municipal de Idanha-a-Nova / Geoparque NaturTejo, Lda., p. 149-160.

 
Vinha em Santa Maria
 
Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira
 
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
 
Etnografia, Ilha do Pico
 
Portas da Cidade - Ponta Delgada,São Miguel
Clique aqui
Página Principal | Contactos | Notícias | Sitemap
Governo dos Açores Turismo dos Açores Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA)  
Clique aqui