Clima

A localização geográfica das ilhas dos Açores, no contexto da circulação global atmosférica e oceânica, condiciona o clima do arquipélago. A circulação atmosférica é comandada pelo Anticiclone dos Açores, cuja posição, intensidade, desenvolvimento e orientação influencia as condições meteorológicas sentidas no arquipélago.

Assim, o clima nos Açores é caracterizado por elevados índices de humidade do ar, amenidade térmica, taxas de insolação pouco elevadas, chuvas regulares e abundantes e por um regime de ventos vigorosos.

     
Foto das Ilhas dos Açores Foto das Ilhas dos Açores Foto das Ilhas dos Açores
     

Reconhecem-se as quatro estações do ano, típicas dos climas temperados. Os Invernos, embora não excessivamente rigorosos, podem ser chuvosos. A ocorrência de neve ocorre apenas nas zonas altas. Os Verões são amenos e mais ensolarados do que o resto do ano, contudo são raros os dias de céu completamente limpo. As temperaturas médias são de cerca de 13°C no Inverno e 24°C no Verão.

As diferentes ilhas açorianas apresentam características climáticas distintas, resultantes do seu enquadramento no sistema climático. Verifica-se um incremento da influência oceânica no clima das ilhas de Nascente para Poente e, dentro de cada ilha existe uma estratificação altimétrica das condições climáticas. Também ocorrem assimetrias significativas no interior de cada ilha, relacionadas com a morfologia, com a estrutura geológica, com a vegetação e, em alguns casos, com a influência de ilhas vizinhas. Reconhecem-se nas diversas ilhas alguns locais com microclima, geralmente tropical a subtropical bem marcado.

Fonte: E.M.V. Brito de Azevedo, M.C. Rodrigues e J.F. Fernandes in Forjaz, et al. (2004). Atlas Básico dos Açores, OVGA, Ponta Delgada.

Clique aqui
Página Principal | Contactos | Notícias | Sitemap
Governo dos Açores Turismo dos Açores Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PROCONVERGENCIA)  
Clique aqui